Paquimetro
Paquímetro e Micrômetro
4.1. Introdução
O paquímetro e o micrômetro são dois instrumentos que fornecem medidas precisas de dimensões lineares, como comprimentos, espessuras e diâmetros.
4.1.1. O paquímetro
Ao medirmos com uma régua, a menor divisão, que é denominada de resolução, é normalmente 1 mm. Para se medir décimos de mm ou até centésimos de mm, bastaria então acrescentar mais subdivisões à escala. Na prática isto é inviável, visto que os traços das subdivisões ficariam tão próximos que seria impossível visualizá-los.
Uma forma de contornar este problema é utilizando um paquímetro. O paquímetro é uma régua normal equipada com uma escala móvel chamada nônio ou vernier, que permite medições de décimos ou centésimos de mm, dependendo das divisões da escala. A Figura 4.1 apresenta uma ilustração de um paquímetro.
Figura 4.1. Ilustração de um paquímetro: 1: bicos (esquerdo fixo e direito móvel), 2: orelhas (esquerda fixa e direita móvel), 3: haste de profundidade, 4: escala fixa inferior (graduada em centímetros), 5: escala fixa superior (graduada em polegadas), 6: escala móvel (nônio ou vernier) inferior (cm), 7: escala móvel
(nônio ou vernier) superior (polegada), 8: impulsor e trava. Em vários paquímetros, o impulsor e a trava são dispositivos distintos, ficando esta última na parte superior.
Apostila de Laboratório de Física A
Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
39
A diferença entre a régua e o paquímetro é o nônio ou vernier, que tem este nome em homenagem aos seus inventores o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O nônio (como passaremos a chamar a escala móvel a partir deste ponto) é uma ampliação da menor divisão da escala fixa, com novas divisões. A resolução do paquímetro, ou seja, sua menor divisão, é obtida pela divisão da resolução da escala fixa pelo número de divisões do nônio (como passaremos a chamar a escala móvel a partir deste ponto). Para facilitar a