Paquimetro
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
PAQUÍMETRO
LUCAS DA SILVA VIEIRA
Matrícula: 201301142131
TURMA: 1302 / 2014
Prof: Jorge Antunes Mattos
06 - MARÇO – 2014
RESUMO
Na primeira parte do experimento, fizemos medições com o paquímetro o comprimento, largura e altura da peça, obtendo diferentes valores, a prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de desvio. Também serão apresentado instrumento de medição e sua forma de utilização.
I - INTRODUÇÃO
Este instrumento de medição é utilizado para medições milimétricas de alguns objetos e dispõe de especialidades, pois proporciona a quem os utiliza a possibilidade de várias combinações de posições e tipos de medidas como a capacidade de medirem-se profundidades, extremidades ocas, cumprimentos, diâmetros internos e externos de tubos e na transformação de milímetros em polegadas e vice-versa.Além do paquímetro universal que foi o utilizado neste experimento, existem outros tipos como o paquímetro digital, o paquímetro com relógio, o paquímetro duplo e outros.Com tantas atribuições o paquímetro exige algumas regras de uso para ser corretamente utilizado.
O paquímetro é constituído basicamente de uma régua graduada com encosto fixo sobre a qual desliza um cursor. Abaixo seguem o nome e a localização das principais partes do paquímetro;
Figura 1. Partes do paquímetro
1. Orelha fixa; 8. Encosto fixo;
2. Orelha móvel; 9. Encosto móvel;
3. Nônio ou vernier (polegada); 10. Bico móvel;
4. Parafuso de trava; 11. Nônio ou vernier (milímetro);
5. Cursor; 12. Impulsor;
6. Escala fixa de polegadas; 13. Escala fixa de