Arquitetura e Organização de Computadores
O HD trata-se de um disco propriamente dito, ele possui vários componentes que fazem com que o computador consiga gravar vários tipos de documentos. Assim, quando uma máquina é desligada tudo que havia nela continuará no sistema. Deste modo, fotos, programas, documentos, vídeos enfim, tudo o que estiver em um computador, permanecerá no mesmo lugar cada vez que for desligada e ligada novamente a máquina. Para tanto, apesar do HD se chamar disco rígido, o usuário precisa ter muito cuidado com ele, pois qualquer manuseio pode acarretar em sérias conseqüências, como perder todos os documentos e arquivos guardados no computador.
O funcionamento do HD não é tão complexo, assim, dentro do HD existem discos com duas camadas, esses discos são chamados de "Platters". A primeira camada formadora é conhecida como substrato, podemos dizer que é um disco metálico no geral feito de ligas de alumínio. A segunda camada, por sua vez, é de material magnético na qual são armazenados os dados. No HD existe uma cabeça de leitura que são 3 agulhas, caso o HD tenha 3 Platters, assim, elas gravam e fazem a leitura dos arquivos no HD quando está girando. Para gravar e ler os dados, essa cabeça de leitura mencionada anteriormente, tem funcionamento semelhante a um eletro imã, que é muito pequeno, porém preciso.
Deste modo, para gravar, a cabeça de leitura consegue organizar as moléculas de óxido de ferro da superfície da gravação fazendo com que os pólos positivos e os pólos negativos estejam alinhados. Conforme a direção que esses pólos estejam organizados serão marcados bit 0 ou 1. Cada arquivo possui uma quantidade de bit 0 e