curiosidades sobre a belgica
O nome oficial do país é Reino da Bélgica.
O nome Bélgica vem de Gallia Bélgica, uma antiga província do Império Romano.
A Bélgica é dividida em duas regiões com cinco províncias cada uma, e uma espécie de Distrito Federal, onde se localiza a capital Bruxelas. As regiões chamam-se Flandres e Valônia.
A província de Bruxelas é, na verdade, dividida em 19 municípios sendo a capital Bruxelas um deles.
Os belgas falam três línguas. No Norte (região de Flandres), fala-se o holandês; no Sul (região da Valônia), o francês. Há também uma pequena região no Leste do país onde a língua predominante é o alemão.
O flamengo nada mais é do que a variante belga do holandês, falada na região de Flanders.
A Bélgica foi ocupada por diversos povos, entre os quais celtas, romanos, espanhóis, franceses e alemães. A última vez em que o país foi ocupado por uma nação estrangeira foi durante a II Guerra Mundial pela Alemanha.
O prato tradicional da Bélgica é o moules frites (mexilhões com batatas fritas). Aliás, os belgas adoram batatas fritas, que podem ser encontradas em qualquer esquina do país.
A cidade de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte perdeu sua última batalha, fica na Bélgica, a poucos quilômetros de Antuérpia.
Que chocolate suíço que nada!! O melhor chocolate do mundo é o belga. Os chocolates das marcas Leonidas e Godiva são considerados verdadeiras e irresistíveis jóias.
Os belgas adoram vinho e são loucos por cerveja. Existem tantos tipos e tantas marcas de cerveja no país (enquanto alguns dizem que são mais de 1.500, outros juram ser 750) que daria para tomar uma por dia durante dois anos sem repetir a marca. As mais conhecidas são Duvel, Jupiler, Leffe, Alken Maes, Hoegaarden e Stella Artois (esta última bastante conhecida dos brasileiros).
Cada variedade de cerveja belga é servida num copo apropriado, inclusive as trapistas. Você já ouviu falar em cerveja trapista? É um tipo de cerveja