Gastronomia europeia
PALHOÇA, 2013 1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Suécia
2.1.1 Dados principais/localização:
Área: 449.944km2
Capital: Estocolmo
População: 9,1 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Coroa Sueca
Nacionalidade: Sueca
Nome Oficial: Reino da Suécia
Data Nacional: 6 de julho (dia da bandeira).
2.1.2 Gastronomia
A gastronomia sueca é conhecida por sua pouca diversidade. Os suecos não são muitos adeptos de especiarias, mas a mais consumida de modo geral é o Endro (Dill) – suas características remetem a uma erva muito comum no Brasil (erva doce) , porém seu cheiro e sabor é completamente diferente. Os pratos que levam peixes em sua composição têm grande predominância no país. Os peixes mais utilizados pelos suecos são: o marisco, a sarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. Já o consumo de carne no país é bem reduzido, a mais utilizada é a carne de porco e ao norte é utilizada a carne de rena.
No sul do país utilizam se mais legumes e verduras, e de modo geral a batata é um ingrediente bastante comum em toda a Suécia.
A Suécia em sua gastronomia também tem grandes influencias estrangeiras, o consumo de pizzas e hambúrgueres são bem predominantes no país e a comida chinesa tem presença significante na mesa dos suecos.
Aos visitantes em restaurantes e hotéis, são geralmente oferecidos – o smorgasbord, tipo de Buffet ou miscelânea de iguarias típicas do país. Como: fiambre, arenque, salmão e ovos, ou o saboroso tunnbord, espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que nada mais é que um simples leite coalhado.
2.1.3 Restaurantes
Absolut Icebar – é o primeiro bar feito totalmente de gelo, que permanece aberto o ano inteiro. Localizado na capital da Suécia (Estocolmo), a parte interna do bar esta sempre a 5°C abaixo de zero. Ao comprar a entrada, já esta incluído o preço da roupa especial, necessária para enfrentar o gelado ambiente deste tão exótico