paquimetro
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA MECÂNICA
STEPHANY MEDEIROS MIRANDA
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
ILHÉUS – BA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Um fluido é uma substancia que pode assumir a forma do recipiente em que é colocado, uma característica marcante é a sua capacidade de fluir, escoar. Eles se comportam desta forma, pois não resistem a uma força paralela á sua superfície, ou tensão de cisalhamento. A água é bom exemplo de um fluido. Diferentes dos sólidos, como os fluidos não possuem forma definida, é mais interessante estudar a sua densidade e sua pressão do que calcular a sua massa ou força.
A densidade é pode ser calculada como a razão entre a massa de um fluido em determinado volume, no entanto usando princípios como o do empuxo é possível calcular a mesma. O teorema do empuxo foi proposto pelo matemático grego Arquimedes em, aproximadamente, 287 a.C – 212 a.C. e diz que quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido há uma força de empuxo E exercida pelo fluido sobre o corpo dirigida para cima e tem módulo igual ao peso (m.g) do fluido deslocado pelo corpo, tem-se então a seguinte equação : (1)
Quando um objeto é mergulhado neste fluido é comum observar a redução de seu peso, isto se deve ao mesmo empuxo falado anteriormente. O peso aparente de um corpo está relacionado ao seu peso rela e a força de empuxo, tem-se a seguinte equação : (2)
Em corpos que flutuam o módulo da força de empuxo (E) é igual ao peso do corpo (Pre) e, portanto o seu peso aparente é zero.
Como o empuxo é medido de acordo com a formula 1, pode-se substituir a massa por ρV, ou seja, a densidade do liquido vezes o volume, a nova equação ficaria assim : (3)
Sendo assim, calculando-se o peso aparente e o peso real, determinado o empuxo é possível saber a