PAQUIMETRO E MICRÔMETRO
Paquímetro:
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade entre dois lados simetricamente opostos de um objeto.
O nónio, que faz parte do paquímetro, é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa.
Para fazermos medições, devemos primeiro medir o objeto na escala principal. Em seguida, devemos observá-las na escala do nónio, tendo em conta que a sua leitura depende do lugar onde mais coincide com a escala principal.
Figura 1: ilustração de um paquímetro
Micrômetro:
O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada pelo paquímetro, com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
O micrômetro funciona por meio de um parafuso micrométrico, que se pode move ao longo do próprio eixo. Que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nónio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.
Figura 1.1: Ilustração de um micrômetro.
OBJETIVOS:
Aprender a utilizar o paquímetro; Realizar as medidas das dimensões (altura, diâmetro externo e diâmetro interno ) de um cilindro e suas incertezas; Determinar o volume da casca cilíndrica e sua incerteza. Aprender a utilizar o micrômetro; Determinar o volume da esfera e sua incerteza
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados: Paquímetro Tubo cilíndrico Micrômetro; Esfera.
Procedimentos Experimentais
Procedimento experimental 1 (Paquímetro)
Inicialmente identificou – se o tubo cilíndrico, em seguida utilizou – se o paquímetro para medir a altura H, o diâmetro externo D e o diâmetro interno d, cada integrante do grupo ficou responsável por duas medições, totalizando dez medidas para cada item, finalizando com o cálculo da média e do desvio padrão.
Procedimento