Papper
Anselmo Lima Teixeira; Katiúscia Pereira Moreira
Docente: Wesley Valadares
FG - Faculdade Gunambi
Bacharelado em Psicologia- 4º Semestre
30/03/2015
RESUMO
Este trabalho está diretamente relacionado ao estudo sobre a homossexualidade devido às mudanças no que diz respeito ao modo como se tem lidado com esse assunto, o qual assusta talvez pela percepção da fragilidade do que se entende por normal, a família. Assim buscamos analisar o que é identidade e como se dá a construção de uma identidade homossexual. Desse modo, neste paper, procuramos fazer uma pequena introdução e algumas colocações acerca da identidade homossexual, como a mesma é construída e suas características formadas.
Palavras-chave: Identidade sexual, homossexualidade.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos tem se notado uma mudança no que diz respeito ao modo como se tem lidado com os assuntos relacionados com a homossexualidade. Nas sociedades democráticas contemporâneas estaria de tais formas fragilizadas entende quedar o estatuto de igualdade a casais homossexual nos levaria ao perigo de uma suposta dessimbolização apagando assim a diferença. Essa igualdade pode ser o surgimento de novas formas de laços sociais, veremos como é lhe dar com a identidade.
DESENVOLVIMENTO
A partir da subversão da ordem operada por uma relação homossexual, os homossexuais são invisibilizados e estigmatizados socialmente. O estigma se refere ao conjunto de atributos inscritos na identidade social de um indivíduo, os quais, em uma interação, podem desacreditá-lo ou depreciá-lo, tornando-o um indivíduo menor socialmente (Goffman, 1988).
Hoje buscam se seus direitos como o reconhecimento civil dentre outro.
A representação de identidade é condição fundamental para a existência do “eu” e para seu destino, uma vez que só é possível o reconhecimento do “eu” através das relações com o outro que, via instituições como a família, a escola e grupos sociais, orientando seus projetos