Papillon 2
JOSIANE BARBOSA PIMENTEL
PAPILLON
RECIFE - 2015
MARIA DOLORES VIEIRA DE MENDONÇA
JOSIANE BARBOSA PIMENTEL
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Motivação e Emoção , como requisito parcial para aprovação, sob orientação da Professora Mestre Rebeka de Paula Gomes da Silva
RECIFE - 2015
SINOPSE DO FILME
O filme Papillon tem sua trama baseada na história de Henri Charriére, e relata as desventuras de um homem chamado Papillon (que em francês significa borboleta), que é preso de forma arbitrária e duvidosa. Como consequência, tem um julgamento acelerado e uma sentença bastante injusta de prisão perpétua, acusado de assassinar um rufião em um bordel. Logo é enviado para a Guiana Francesa, onde a França, por decreto na época de Napoleão, mantinha um sinistro complexo prisional, a fim de manter criminosos indesejados bem longe da sociedade.
O complexo ficava próximo à Ilha do Diabo, e não era apenas uma prisão, mas uma espécie de purgatório onde os homens pagavam por seus crimes, sofrendo degradações e brutalidades. O lugar é classificado como impossível de fugir, pois era cercado por uma floresta densa e por um mar repleto de tubarões. Apesar dos cruéis castigos impostos em caso de fuga, Papillon começa a planejar suas fugas desde o momento de sua chegada à prisão, tentando fugir de todas as maneiras. Considerando-se injustiçado, seu principal objetivo era vingar-se de todos os responsáveis por sua detenção.
Quando estava preso ainda na França, ele conhecera Louis Dega, um famoso falsário de quem se torna amigo, e juntos planejaram várias tentativas de fugas, as quais muitas falharam. Ao ser traído em uma destas tentativas, ele é levado para solitária, onde fica recluso por dois anos. Nesta condição, que até então é uma prisão da qual ninguém consegue escapar, Papillon sobrevive, e no mesmo instante em que é liberado é destinado a uma ilha ainda mais isolada e cercada de tubarões.