TRABALHO ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS TURMA: 4P RA: A3796C-0
DANIELA FERNANDA PIRES AFONSO TURMA: 3P RA: A7057D-0
GABRIELA FERNANDES KOMETANI TURMA: 3P RA: A70259-8
GUILHERME NAVARRO SALTARI TURMA: 4P RA: A400CB-5
THIAGO XAVIER PAZ TURMA: 3P RA: A31FBA-0
VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA
A crescente conscientização ecológica, preservação ambiental, justiça social e preocupação com as gerações futuras está diretamente relacionado a sustentabilidade das empresas.
As constantes mudanças climáticas dos últimos anos trouxeram uma nova visão à opinião pública quanto às questões ambientais, pressionando para novas regras na gestão da utilização de recursos naturais e impactando diretamente nas políticas corporativas, promovendo a quebra de paradigmas no mundo dos negócios.
Segundo Slack (2002), “atingir a sustentabilidade significa reduzir ou pelo menos estabilizar a carga ambiental. A única maneira que podemos mudar é a maneira com que criamos produtos e serviços”.
Neste contexto, as empresas fazem parte de um subsistema que têm em seus ciclos de produção uma interferência significativa para o ecossistema.
De acordo com o SENAI-RS (2003), nas décadas de 1950 e 1960, o meio ambiente era o grande diluidor de resíduos nas águas e no mar, com a inexistência quase total da responsabilidade empresarial no impacto ambiental.
Nas décadas de 1970 e 1980 são implantados sistemas de licenciamento para tratamento ambiental, mas somente de maneira reativa para cumprimento das normas.
A partir da década de 1990,