Trabalho Engenharia Do Meio Ambiente
TEMA: SANEAMENTO BÁSICO
CIDADE: ARAÇATUBA
NOME: PATRICK JOANATAN GONÇALVES QUEIROZ
Nº 39459 3ºB
De acordo com uma reportagem divulgada, 80% dos municípios da região de Araçatuba não podem mais receber recursos federais para melhorias na área de saneamento, porque não cumpriram a lei 11.445/2007, que tornou obrigatória a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Dos 43 municípios da região administrativa, apenas nove conseguiram concluir o documento em 2013.
Para atender ao Plano Municipal de Saneamento Básico, Araçatuba optou pela concessão dos serviços de água e esgoto à SAMAR, Soluções Ambientais de Araçatuba, empresa do grupo OAS Soluções Ambientais, que assumiu os serviços em novembro de 2012 até os próximos 29 anos. O contrato prevê o repasse de R$415 milhões ao município.
Ainda segundo a reportagem, o secretário do Meio Ambiente de Araçatuba, Jorge Hector Rozas, revela que a concessão à SAMAR só trouxe melhorias ao município no ponto de vista ambiental. “A empresa disponibiliza um pronto atendimento à sociedade e está introduzindo tecnologias que ficaria difícil de o município oferecer”, explicou.
Desde que assumiu o serviço em Araçatuba, a SAMAR investiu cerca de R$12 milhões em obras de melhorias para a cidade. Entre as principais estão a operação da ETA-Tietê (Estação de Tratamento de Água), que abastece a zona norte com águas do rio Tietê. A SAMAR ainda trata 100% do esgoto. Para isso concluiu 900 obras de novas ligações e mais 2.512 solicitações de extensão de rede. Só no parque Baguaçu, foram construídos mais de 332 metros de emissário evitando assim o despejo irregular de efluentes no ribeirão com o mesmo nome. Para este ano, 2014, a SAMAR prevê o início da obra de reversão de bacias, que vai solucionar, em definitivo, o problema de esgoto nos parques industriais, liberando assim o crescimento econômico na cidade. Para isso será feita também a desativação das lagoas ETE- Estação de Tratamento de