Trabalho de Arte
Mauro Mateus dos Santos – Sabotage.
Gabriel Cosminiano Pereira Silva Nº 08 Disciplina: Arte 2º T.A
VIDA SOCIAL
Mauro Mateus dos Santos mais conhecido como Sabotage, pai de três filhos nasceu na Zona Sul na favela de Canão, cresceu e viveu lá. Foi na sua vida um compositor, cantor, ator, traficante e um rapper.
Durante a adolescência, Mauro foi interno da Febem e traficante na Zona Sul de São Paulo. Ele foi indiciado duas vezes, por porte ilegal de armas e outra por tráfico de drogas. Desde pequeno ele ouviu músicas e se imaginava cantando, todos que via ele tiravam sarro e falavam para ele ir puxar uma carroça e levar dinheiro para casa.
Encontrou seu verdadeiro dom no rap, largando de lado a vida do crime e passando mensagens nas suas músicas para as pessoas não entrarem na vida do crime, alertando como era a real situação no Brasil, como policiais corruptos, drogas e a maldade das pessoas.
Protagonista de uma breve e contundente carreira, caso raro no rap nacional, Sabotage conseguiu espaço na mídia sem, por isso, ser taxado de traidor do movimento hip hop. Compositor desde a adolescência começou a obter notoriedade ao ser visto, no final dos anos 80 em um concurso de raps, por Mano Brown e Ice Blue, integrantes do principal grupo brasileiro do gênero, o Racionais MCs. Gravou seu primeiro disco com o apoio do selo Cosa Nostra, de Brown e Cia., e, desde então, passou a genuíno porta voz dos excluídos. Sua versatilidade valeu sua participação como ator nos filmes “Carandiru”, de Hector Babenco e “O Invasor”, de Beto Brant, filme que também tem a trilha sonora assinada pelo rapper. Consolidado como uma das grandes vozes do rap, Sabotage foi morto perto de casa no início de 2003, mesmo ano em que foi eleito pelo prêmio Hutus, exclusivo do cenário hip hop, personalidade do ano.
SUAS OBRAS
O Sabotage gravou mais de 75 músicas, porém, é