Paper
Exportação
Dèbora Leonhard Sigaud
Prof. Eugênio Prestes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo Comércio Exterior (CME0014) –
19/06/2012
RESUMO
Como já é do conhecimento de todos, houve um aumento significativo nas exportações nos últimos anos. O assunto escolhido foi justamente devido à esse crescimento de um mercado o qual podemos denominar, diferenciado, e que busca atrair consumidores de forma competitiva sempre com o melhor preço para o consumidor. O objetivo do trabalho é mostrar o passo à passo da atividade exportadora, seu crescimento nos últimos anos, o acesso aos mercados internacionais, bem como sua importância em âmbito mundial. Os métodos de pesquisa utilizados foram através de bibliografias e sites relacionados à área.
Palavras-chave: Exportação. Produtos. Negociação. Crescimento. Clientes.
1 INTRODUÇÃO
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou então não, como nas doações. Há dois tipos de movimentação de exportações: Exportação Indireta e Exportação Direta.
2 EXPORTAÇÃO INDIRETA
Exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente. Esta forma de provimento do mercado internacional é adotada normalmente por companhias de pequeno ou médio porte, e pode ocorrer através de: • uma comercial exportadora; • uma "trading company": sociedade anônima, com capital mínimo integralizado de 1 milhão de Reais, cujo papel é não só comprar produtos para exportar, mas assessorar uma empresa que deseja exportar seus produtos, mediante pagamento de comissão; • uma cooperativa (setor rural); • um consórcio de exportação: espécie