Paper
Curso de Administração
Disciplina: Administração Publica
Professor: Alexandre de Sá Oliveira
Acadêmica: Simoni de Souza
POSITION PAPER O estudo da administração pública deve compreender não apenas a teoria social, mas também a teoria politica, com um entendimento sobre as organizações públicas contribuem para uma sociedade democrática. Waldo propõe que a teoria politica de organização pública tivesse um campo de desenvolvimento baseado na teoria politica e a historia das ideias, pois ela especifica os compromissos que estamos dispostos a fazer na condução dos negócios públicos em uma sociedade de organizações. O administrador público deve se preocupar mais com as decisões práticas do que teóricas, onde a sociedade participe mais, um órgão público tem que fazer as coisas que a sociedade quer e deseja, a opinião da sociedade é importante, ela deve se manifestar.
Antes do surgimento deste estudo da administração pública existiam concepções diferentes em relação aos órgãos públicos, existia a preferencia federalista, essa posição teve sua origem, de forma direta em certas tendências elitistas presente entre os pensadores federalistas. Por que a preferencia federalista pelo poder era reflexo da desconfiança do povo, porque para eles somente os homens que tivessem educação, formação intelectual e experiência é que se podia esperar uma percepção inteligente sobre uma boa politica pública.
Hamilton advogava um nacional governo forte, com poder considerável concentrado no executivo, dizia que o poder executivo não pode funcionar de forma efetiva sem unidade de comando sem um árbitro onde as decisões sejam acatadas por todos. Um executivo único pode ser responsabilizado por suas ações, um centro único de poder significa responsabilidade para um só. Já Jefferson diz o contrário, que o governo deve ser descentralizado, a ponto de permitir que cada cidadão possa participar pessoalmente na administração dos assuntos públicos, o governo