PAPER
Elisane Rodrigues do Amaral Vieria
Léia Rosa Falacio
Nara Camila Longo
PEDAGOGIA HOSPITALAR
Florianópolis
2014
RESUMO
Muito se tem falado sobre Qualidade de Vida, de como aplicá-la aos seus dias de forma a viver sua saúde física e mental em equilíbrio, de estar de bem consigo, com as pessoas, em harmonia com a vida.
A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança Hospitalizada, e em muitos hospitais do Brasil temse enfatizado a visão humanística. Muitas crianças e adolescentes perdem conteúdos escolares quando se encontram doentes gerando às vezes perda do ano letivo, bem como da busca de conhecimentos teóricos e científicos para a formação e atuação do pedagogo na continuidade do ensino escolar à criança hospitalizada, uma vez que se trata de uma atuação diferenciada onde as condições de aprendizagem fogem à rotina escolar.
Dentro deste contexto, neste trabalho buscamos pesquisar quais especificidades este profissional deve ter para a sua atuação em uma classe hospitalar ou domicílio.
Para atingir os objetivos propostos como pratica deste trabalho Humanista, o nosso trabalho deverá ser o de ter os olhos voltados para o ser global, e não somente para o corpo e as necessidades físicas, emocionais, afetivas, e sociais do individuo.
Como referencial teórico, utilizamos as experiências e pesquisas realizadas nos hospitais do Brasil onde a Classe Escolar Hospitalar foi implantada no auxílio de tratamentos às crianças e adolescentes.
O Objetivo éconscientizar, discutir e ampliar as idéias dos profissionais da educação e da saúde, quanto a proporcionar uma melhor qualidade de vida, para todas as pessoas que requerem um cuidado e um olhar especial para um atendimento individualizado, seja no atendimento domiciliário ou hospitalar.
A proposta de lei de diretrizes e bases na educação nacional(MEC, 1996) é que toda a criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos