paper
Simbologias da Âncora
Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, ou seja, a esperança na tempestade e, por esse motivo, simboliza também o conflito entre o sólido (a terra) e o líquido (a água). Diante disso, O conflito precisa ser resolvido para que a terra e a água, juntas, fecundem em harmonia.
Há uma outra representação que separa a âncora em duas partes: o semi-círculo virado para cima (o mundo espiritual) é coroado pela cruz da matéria, que representa a existência real e contínua no mundo material.
Essa combinação cria a cruz da escora, um símbolo da esperança do tempo no qual os cristãos do império romano tiveram que praticar sua religião em segredo por causa das perseguições.
O que é uma Âncora:
Âncora é uma palavra da área da náutica que indica uma peça de ferro presa em uma corda ou corrente e que serve para imobilizar um objeto flutuante.
Com origem no grego ágkyra, uma âncora costuma ser maciça, pesada e com muita resistência, formada por uma argola e duas ou mais pontas. A âncora é ligada a um cabo e depois é atirada ao mar ou rio, servindo para manter firme a embarcação em questão.
Em sentido figurado, a palavra âncora pode indicar abrigo, proteção ou apoio. Ex: No momento mais difícil da minha vida, você foi a âncora que me salvou.
A expressão "levantar ou lançar âncora" também pode ser usada de forma figurada para indicar o ato de se fixar em um determinado lugar ou de partir para outro local.
As âncoras também são muito populares em tatuagens, porque também simbolizam firmeza, esperança, estabilidade, fidelidade, tranquilidade e força.
Na Bíblia a palavra âncora é vista em Hebreus 6:19: "Temos