PAPER
FACULDADE DE ENFERMAGEM
BERTHA VIERA
DIANA NUNES PAVÃO MENEZES
THAYS MORAIS
TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA EM SAÚDE E ENFERMAGEM.
CUIABÁ - MT
2014
INTRODUÇÃO
A enfermagem é uma profissão que nos últimos anos evoluiu muito, devido a necessidade de aproveitar e acompanhar a tecnologia para o seu próprio desenvolvimento na prática profissional (SILVA; CAMELO, 2013). No decorrer dos anos buscou na administração e seus conceitos, a utilização de um método científico apto em tornar o trabalho de maneira coerente, com o propósito ímpar de prestar assistência ao paciente, à família e à comunidade, de forma que atendesse as suas necessidades.
Com o conhecimento de teorias administrativas, o enfermeiro pode escolher o método para planejar, executar e avaliar as ações na prática do trabalho de enfermagem. Com essa influência na prática de enfermagem conforme à sua natureza e filosofia de serviço, das inúmeras contribuições das teorias destaca - se: a administração científica de Taylor: com a organização racional do trabalho; a Teoria clássica de Fayol: com princípios gerais de administração (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar); a Teoria das relações humanas: com a humanização da organização, liderança, comunicação e dinâmica de grupo; a Teoria comportamental: com a motivação humana, estilos de administração e o processo decisório; e a Teoria sistêmica: com a visão sistêmica das organizações (KURCGANT, 2011).
A administração e seus conceitos fazem parte do rol de ferramentas que devem ser utilizadas no processo gerencial de enfermagem, por isso que a abordagem de enfermagem deve prever, planejar, executar e avaliar as ações, para otimizar os processos e dar eficiência para a equipe que desenvolve o trabalho junto aos pacientes (BATISTA; MENEZES, 2011).
O trabalho em equipe é determinação do Ministério da Saúde (2006) para os municípios que querem implantar a Estratégia de