Isolamento AcAnálise crítica do artigo Desperdício na Construção Civil e a Questão Habitacional: Um Enfoque CTS.
344 palavras
2 páginas
Campo Mourão, 15 de março de 2014.Aluna: Marina Alves Pereira
RA: 1061950
Análise crítica do artigo Desperdício na Construção Civil e a Questão Habitacional: Um Enfoque CTS.
O artigo Desperdício na Construção Civil e a Questão Habitacional: Um Enfoque CTS, escrito por Ciliana Regina Colombo (professora do curso de Engenharia Civil da UNOESC) e Walter Antonio Bazzo (professor do departamento de Engenharia Mecânica da UFSC) trata, de uma perspectiva científica, tecnológica e social, da relação existente entre o desperdício nas obras de engenharia civil, da baixa qualificação dos trabalhadores que executam essas obras e do impacto social que isso causa.
Pelo título e resumo, o assunto sobre qual o artigo discorrerá fica bem claro. A introdução, vista no tópico “Identificando o Problema”, é bastante ampla, o que permite que um leitor leigo possa inteirar-se do assunto exposto sem maiores pesquisas. Ao analisar esses três componentes do texto, é possível afirmar que o desenvolvimento total do artigo não foge do esperado, visto que todas as expectativas que possam ter sido causadas por qualquer uma das partes serão, eventualmente, sanadas.
O assunto, como dito anteriormente, fica claro logo no início do artigo e resumo. Para explaná-lo, foram usados argumentos baseados em livros, estatísticas e pesquisas de campo, mostrando sempre as referências de cada fonte. Portanto, é impossível refutar a coerência e credibilidade do raciocínio empregado pelos autores, uma vez que, mesmo que esse não fosse devidamente referenciado somente a lógica contida nele bastaria.
A última parte do escrito, intitulada “Uma Visão CTS”, revela de forma objetiva, sugestões e recomendações que podem de fato ajudar a diminuir os problemas notados anteriormente durante todo o decorrer do desenvolvimento, como: desemprego e distribuição não homogênea da renda brasileira; carência de moradias para a população pobre; pouco uso e desenvolvimento de novas tecnologias; e desperdício de