Paper
Michele Moreira Do Prado
Lislayne Stefen
Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior
Série 2°03
26/10/2012
RESUMO
O estudo dos sons elementares da língua e das suas combinações e modificações para formar as palavras chama-se, em gramática, fonética ou fonologia.
Se separarmos os sons emitidos ao pronunciar, por exemplo, a palavra gramática, tal separação será a seguinte - gra má ti ca.
Cada um desses sons tem o nome de sílaba. Se separarmos agora de cada uma das sílabas da mesma palavra - gramática -, os sons elementares, ou mais simples, essa separação será representada pelos sinais: g r a m á t i c ª
Cada um desses sinais chama-se, como já sabemos, uma letra, e representa um som articulado ou pronunciado, ou um fonema.
Sabemos, pois, que com as letras constituímos sílabas e com as sílabas formamos as palavras.
O conjunto de letras de que nos servimos chama-se alfabeto , que é dividido em duas partes as vogais a,e,i,o,u e as consoantes que são todas as outras.
Palavras-chave: Gramatica , Classe Gramatical, Pronomes
1 INTRODUÇÃO
Em português, existem dez classes gramaticais, ou classes morfológicas, ou ainda classes de palavras.
Destas, seis são variáveis (isto é, se flexionam, indo ao plural, ou feminino, ou superlativo), e quatros são invariaveis.
As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Existem também as classes sintáticas, que são outra divisão das palavras, de acordo com sua função na frase.
Conjunto formado por todas as palavras que tem a mesma finalidade . A classe gramatical de uma palavra não é fixa : depende das relaçoes que ela estabelece com outras palavras com as quais se combina para formar os enunciados .
2 PRONOMES
1. Pronomes pessoais 2. Pronomes