PAPER
.........ALUNO.......
.....ALUNO
Prof.
Grupo
Engenharia Civil Sociologia
01/01/2000
RESUMO
Na década de 70, a formação profissional era limitada ao treinamento para produção em série e padronizada. Nos dias de hoje um novo cenário econômico se estabeleceu, passou a requerer uma boa educação profissional. A engenharia é bastante abrangente exige muito estudo pois engloba uma série de ramos com uma ênfase específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia, em seo processo de criação e aperfeiçoamento, a engenharia conjuga os conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades,para sociedade e meio ambiente, uma profissão que aplica seus conhecimentos matematicos na criação e implementação de materiais estruturas procesos que determinem uma função.
Palavras- chaves: Área de atuação, mudanças, sociedade, mercado de trabalho, futuro.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar as informações para conhecimento da profissão de Engenheiro Civil, entre elas, conceitos, atribuições do profissional, e seu surgimento no Brasil.
2 SURGIMENTO DA ENGENARIA CIVIL
A engenharia vem de muito tempo, pois surgiu da necessidade do homem como no surgimento da roda alavanca polia, com o passar do tempo essas formas e as técnicas de construção foram evoluindo. Até mesmo na Idade Média, percebe-se essa evolução na construção dos interessantes templos. O surgimento do termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que se referia a alguém que construía ou operava um engenho.
Conceito atual de engenheiro, ou seja, uma pessoa diplomada e legalmente habilitada a exercer atividades da engenharia, surge na data da Segunda metade do Século XVIII. A École Nationale des Ponts et Chaussés, fundada em Paris em 1747, por iniciativa de Daniel Trudaine, foi o primeiro estabelecimento de ensino, em todo o mundo,