Paper
Andréia Izidoro de Andrade
Professor-Maria Aparecida Scherffer de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HIDO177) – Prática do Módulo II
09/12/2011
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção na escola a partir de uma metodologia lúdica que não perca o rigor científico dos conteúdos, para isso, é necessário o empenho do professor na elaboração das aulas levando em consideração o conhecimento sistemático e o que os alunos trazem em suas culturas.
Palavras-chave: Cultura. Lúdico. Disciplina de História.
1 INTRODUÇÃO
No decorrer de nossa caminhada como professor nas escolas, no Ensino Fundamental e Médio verificou-se por varias vezes em nossa prática de ensino muitas dificuldades por parte dos alunos em entender os conteúdos de História. Essa questão pode estar relacionada não apenas ao desinteresse dos alunos, mas também pode estar na formação do professor, proporcionando elaboração, interação e o envolvimento entre os alunos, mediados pelo professor a partir da elaboração e o uso de recursos didáticos dos conteúdos programáticos à metodologia de História com atividades que envolvam a vivência prazerosa entre alunos, entre professor aluno deve ser um marco nas atividades do professor.
Conforme Oliveira (1997), “[...] no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado”.
O lúdico é fim em si mesmo, ou seja, ele não é um meio através do qual alcançamos outro objeto: seu objeto é a vivência prazerosa de sua atividade. E também Cia: O lúdico é espontâneo; difere, assim de toda atividade imposta, obrigatória; é aqui que o prazer e dever não se encontram, nem no infinito, nem na eternidade. Neste sentido procuraremos desenvolver nosso trabalho de pesquisa, na busca pela qualidade de ensino, se faz