Paper
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Elisabeth Diniz Sousa
Jairon José Rodrigues Dias
Joao Pereira Rodrigues
Leydymayara Silva Pinto
Saulo Cabral Machado
Tatiana Amorim Sarmento
Prof. M. Sc. Delfim Santana Pinheiro Guterres Junior
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Faculdade São Luis
Curso de Direito - Turma (AD4N1) - Disciplina Economia
06/06/2000
RESUMO
A História do Pensamento Econômico é um estudo da herança deixada pelos que escreveram sobre assuntos econômicos no transcurso de muitos anos. Especulação do homem quanto ao seu meio: desde os tempos antigos. Desenvolvimento da Análise Econômica: de origem relativamente recente (a partir do século XVIII). Por tanto, este paper trata da história do pensamento econômico, com a evolução sumária da Economia através dos tempos. No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu em todas as épocas da história humana.
Palavras-chave: Economia; Política; Idade Média; Idéias Filosóficas.
1. INTRODUÇÃO
A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francês Turgot (1727-1781), como será visto adiante. Com o Mercantilismo (1450-1750), as idéias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na Antigüidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples, como será visto a seguir.
2. PENSAMENTO ECONOMICO NA GRÉCIA ANTIGA A Grécia Antiga possuía todos os requisitos para ser um grande centro econômico, pois possuía um solo pobre em um território imenso com uma grande população o que faz o comercio necessário, além disso, tinha o mar com