[Paper] o mercador de veneza
Este paper tem por objetivo argumentar sobre os fatos vistos no filme ‘O mercador de Veneza’ em que há uma situação de conflito de vários interesses, sobre as pessoas envolvidas, e como esta situação foi resolvida.
O filme começa nos contando sobre o ano de 1596, e falando sobre a intolerância aos judeus no séc. XVI em Veneza, que era uma poderosa Cidade Estado da Europa. Na época os judeus eram obrigados a morar em um local ruim da cidade, e durante o dia, qualquer judeu que saísse daquele local, deveria usar um gorro vermelho para ser identificado como judeu. O filme também nos conta sobre a usura, que era o empréstimo de dinheiro á juros, e era contra a lei cristã na época. Logo no começo do filme, vemos um de nossos principais personagens, Antônio, ser chamado por Shylock, então, Antônio, vendo que era um judeu, cuspiu em Shylock, neste momento já senti apatia por Antônio, pois mesmo não sabendo o que poderia ter acontecido com os personagens antes deste fato, percebi que se tratava apenas de preconceito, contra não uma pessoa com a qual teve algum problema, mas apenas por um judeu. Mas aquele comportamento era algo normal naquela época.
Logo após o fato ocorrido, Bassanio, um amigo de Antônio, o conta que estava quebrado financeiramente, e com grandes dívidas. Por este motivo, ele conta a Antônio, que era seu maior credor em dinheiro e afeto, que queria se casar com uma rica herdeira em Belmonte. Mas para isso ele precisaria de dinheiro. Antônio, como era um mercador e toda a sua fortuna estava investida em navios mercantes, não tinha títulos nem dinheiro, conta a Bassanio que ele deve procurar na cidade, e falar sobre os seus bons créditos, para conseguir algum dinheiro. Bassanio e Antônio vão à cidade e encontram Shylock, e pedem a ele para que faça um empréstimo de 3 mil ducados. Então Shylock propõe que se a dívida não for paga em três meses, Shylock receberia uma libra da carne da parte de perto do coração de Antônio. Vi nesta