Paper sociologia
Nadia Paula V. Amâncio
Profª. Mara Isa Battisti Raulino
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – UNIASSELVI
Psicologia (PSI 1.2) – Fundamentos da Sociologia
26/10/2012
RESUMO
Pretende-se com esse trabalho apresentar um breve apanhado sobre a evolução do trabalho humano. Com uma abordagem breve e sucinta, trazendo temas específicos como suas dificuldades decorrentes e os prazeres que são agregados a execução de um trabalho. Apresentando ainda um paralelo entre seus benefícios e malefícios.
Palavra-chave: Trabalho. Desgaste. Satisfação.
1 INTRODUÇÃO
Sempre que iniciamos uma discussão sobre o trabalho, seus méritos, desgastes, funções e consequências, temos muito que abordar. O trabalho está em meio a nós desde os primórdios da terra e de suas primeiras comunidades de homens. Pode-se considerar que os primeiros indícios ocorreram na Era Pré-Histórica com nossos antepassados que viviam em bandos e lutavam em conjunto para a obtenção de caça e demais alimentos. A partir deste momento por mais rústico que fosse a ato de trabalhar iniciou-se esse processo, com isso foi-se acarretando mudanças até chegarmos no modelo de trabalho que conhecemos hoje e é deste resultado que iremos tratar na continuidade deste trabalho acadêmico.
2 O TRABALHO, DESGASTE X SATISFAÇÃO
Sabemos que nem sempre o trabalho foi visto como algo prazeroso, em antigas civilizações e na Idade Média o trabalho era exercido basicamente por escravos, os nobre, o clero ou outros superiores não tinham muito está designação. Havia ainda nas comunidades mais afastadas trabalhos de pequenos camponeses que mantinham a função para sua própria estabilidade. Acreditamos que o impulso que mais aproximou estilo de trabalho com o que vivenciamos hoje foram as Revoluções Industriais, onde ocorreu a criação das primeiras fábricas que produziriam produtos em grandes quantidades e em tempos acelerados. Com isso apareceram também os primeiros indícios de alguns