Paper sobre fluxo de caixa
PEDRO JOSÉ DA SILVA
Professor- Hélio Alves da Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0158)
28/11/12
RESUMO
Pretende com este trabalho abordar os aspectos fundamentais desta demonstração financeira, fluxo de caixa, destinada a atender aos interesses dos mais diversos usuários das informações contábeis. Muitos estudos são realizados, em maior número, pelos acadêmicos e também pelos usuários, quanto á finalidade e às formas de apresentação dessa demonstração, para analisar e visualizar melhor qual sua real utilidade e inovação. A demonstração do fluxo de caixa permite avaliar as alternativas de investimentos e as razões que provocam as mudanças da situação financeira da empresa, as formas de aplicação do lucro gerado pelas operações e até mesmo os motivos das eventuais variações do capital de giro. Neste trabalho, serão abordados os aspectos positivos e negativos dessa demonstração, bem como as diferenças apontando o modelo que melhor evidencia as necessidades das empresas nacionais.
Palavras-chave: Fluxo de caixa. Controle gerencial. Tomada de decisão.
1 INTRODUÇÃO
Embora não exigida pela lei das sociedades anônimas a demonstração de fluxo de caixa é de grande importância.
Havendo necessidade de concentrar-se em um demonstrativo para análise de uma empresa certamente a escolha recairia sobre a projeção do fluxo de caixa. Para empresas novas ou em fase de expansão pode significar a diferença entre sucesso e fracasso, já para as demais mostra o seu comportamento oportunizando detectar se está em crescimento ou estagnada.
O fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões. Representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira da empresa; como utilizar seus