Paper ITQ - Dons e Ministérios
Matéria Dons e Ministérios
PAPER - Resumo da Matéria
“DONS E MINISTÉRIOS – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA”
JACAREÍ
2013
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
DÉRIC DE MORAES MAGALHÃES
MARCELA MIAZAKI MARTINS DO MONTE MAGALHÃES
“DONS E MINISTÉRIOS – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA”
Trabalho apresentado à disciplina: Dons e Ministérios do curso Livre em Teologia, Unidade Teológica Pastoral Metropolitana Norte (PR/018), Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
JACAREÍ
2013
Resumo
“Ministério” ou “Ministro” são palavras utilizadas para indicar oficiais da natureza civil e religiosa. “Ministro” é um título dado a alguém que está encarregado de uma função ou ofício. Quando este termo é analisado, em seu devido contexto, fica absolutamente claro que esta é uma posição que envolve mais responsabilidade do que privilégio.
A “Dons Espirituais” vem do grego charismata, que significa “habilitação do favor e da graça de Deus”, que o Senhor Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, colocou à disposição da Igreja.
Com suas muitas funções e diferentes dons, devemos entender que é Deus quem coloca a pessoa certa, no lugar certo, pelos motivos certos. Não somos nós que escolhemos a função que desejamos desempenhar, muito menos os dons. A distribuição dos dons é feita pelo critério dos méritos pessoais, mas pela vontade e sabedoria de Deus.
Todo seguidor de Jesus é dotado pelo Espírito com um ou mais desses dons espirituais.
Esses dons não são o mesmo que talentos naturais, ainda que às vezes funcionem juntos.
O sinal de presença dons é o efeito das ações do indivíduo que excedem em muito o investimento do ser humano.
Em outras palavras, se soubéssemos apenas no que o ser humano investiu, não conseguiríamos