PAPER ENRON
O presente filme busca apresentar o escândalo contábil que ocorreu na empresa Enron nos Estados Unidos no período de 2001 que trouxe tona problemas de qualidade nas informações contábeis divulgadas por algumas empresas americanas. As práticas utilizadas em algumas das fraudes são corretas se relacionadas a teoria contábil, no entanto, sua utilização com o objetivo de maquiar as informações contábeis a serem divulgadas aos seus usuários é condenável. 2 INTRODUÇÃO:
A Enron foi uma empresa fundada em 1931 e tinha como principal atividade a distribuição e transmissão de energia. Por muitos anos consagrada a empresa mais inovadora dos Estados Unidos. Isso tudo devido ao grande número de empreendimentos, diversificados do seu segmento principal de atuação, o da energia.
3 DESENVOLVIMENTO: A Pergunta aqui é: O que aconteceu? Quem foi o responsável pelo ocorrido?
Tudo começou quando o presidente da ENRON, Jeff Skilling optou por usar um método contábil, um método no qual lucros de operações de longo prazo são lançados nos balanços como se fossem correntes. O uso constante desta prática contábil fez com que a ENRON lançasse em seus balanços valores altíssimos para as suas receitas correntes sem que, necessariamente, estes números estivessem somando em seu patrimônio real. Isso fazia com que o mercado tivesse dificuldades para saber como a ENRON ganhava tanto, mas pela sua tradição e tamanho, como empresa, eram poucos os que tinham dúvidas sobre a legitimidade de suas demonstrações financeiras. Assim sendo a ENRON podia manipular o mercado, cada nova aquisição lhe dava uma projeção de lucros extraordinários que eram contabilizados como receita corrente, fazendo assim com que seu valor de mercado chegasse a patamares elevadíssimos tornando-a a 7° maior empresa dos Estados Unidos. A empresa tão inovadora e à frente de seu tempo teve seu destino marcado pela atuação de