Mercados de energia
Edson Teixeira nº 1111591, Manuel João nº 1110009, Maria João Queirós nº 1060850
Resumo- Como a indústria de eletricidade na Califórnia sofre um processo de reestruturação fundamental, importantes mercados e novos produtos serão criados enquanto outros vão perder importância. Neste trabalho, nós fazemos um levantamento inicial dos produtos e novos mercados emergentes que serão importantes na indústria de eletricidade californiana.
Descrevemos abordagens para analisar as perspectivas e os impactos do abuso de poder de mercado destes vários mercados de produtos. Os mercados de produto chave discutidos incluem o mercado de energia elétrica spot, mercados para os contratos de energia física e mercados para serviços de confiabilidade, como balanceamento de carga e reserva girante.
Tomada de medidas estruturais de poder de mercado com a criação do PX e do ISO para facilitar a competição no mercado grossista de energia.
crescimento de 43,3%, em 21 anos. Esse crescimento populacional médio anual de 2,1 %; seria menor que o verificado no período de 1980 a 1994. Isto representaria um acréscimo de aproximadamente 4 milhões de novos usuários.
II. CONTEXTO ECONOMICO PREXISTENTE
No início dos anos 1990, o Estado da Califórnia encontrava -se em franca recessão económica, com elevada taxa de desemprego e acelerada transferência de indústrias importantes para outros estados norte-americanos. Na America do Norte, entre 1997 e 2001, a crise energética foi -se tornando cada vez mais seria, tendo-se manifestado primeiramente na
Costa Oeste dos EUA, principalmente na Califórnia.
O estado da Califórnia apresentava um importante crescimento populacional, associado a um grande desenvolvimento comercial e industrial, necessitando assim de um constante e progressivo suprimento de energia eléctrica.
Em 1996, após dois anos de discussão, entre os grupos interessados no processo de implementação de reformas do
sector