Paper Empreendedorismo
Daiane Erthal
Micheli Elaine Martim
Prof. Jorge André S. da costa
Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Fameg) – UNIASSELVI
Engenharia de Produção ( 1.7 ) – Empreendedorismo
22/11/2013
RESUMO
O presente paper tem como objetivo apresentar as definições de Empreendedorismo e do IDH, também a dimensão do crescimento de pessoas empreendedoras nas sociedades, as mudanças que essas ações possam gerar na sociedade, pois o empreendedor é o agente de mudanças, é a pessoa que acredita e faz acontecer. Também evidenciamos que existe o empreendedor empresarial e o social, mas que os dois tipos geram mudanças para o país, onde toda essa mudança tem grande influência no IDH dos países. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa exploratória bibliográfica, onde se levantou informações sobre o Empreendedorismo, IDH, diferenças entre empreendedor empresarial e social, mudanças no IDH sobre a influência do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Sociedade e Mudanças.
1. INTRODUÇÃO
O empreendedorismo é o estudo do desenvolvimento de competências e habilidades para inovar, criar, agir, visando oportunidades para influenciar no processo econômico e/ou social.
Recentemente esse tema está sendo abordado no meio acadêmico, porém a utilização do mesmo existe há muito tempo atrás. É uma ação essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Para medir as mudanças que o empreendedorismo faz nos países é possível usarmos o indicador IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pois ele mede toda a parte de desenvolvimento humanitária do país.
Contudo, observa-se que em muitos países, as ações empreendedoras estão iniciando seu processo de expansão, isso está acontecendo tanto no empreendedorismo econômico como na