Paper empreendedorismo
A evolução da engenharia no Brasil
Cleverson de Freitas de Souza
Diego Boddenberg
Iury Ceolin
Mauricio Borges Tonolli
Prof. Evandro André de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia civil (ENC 11)
07/05/10
RESUMO
Este trabalho aborda o processo evolutivo da engenharia civil no Brasil, juntamente ao lado do crescimento da sociedade desde o período colonial até os dias atuais, mostrando como a expansão cafeeira e a abolição da escravatura causaram um processo de industrialização e crescimento da urbanização respectivamente, possibilitando novos conhecimentos e materiais na área da construção civil.
Palavras-chave: evolução; construção; crescimento
1 INTRODUÇÃO
Uma obra arquitetônica não se dá de imediato, exige reflexões mais atentas nos mais variados graus do conhecimento. Um panorama das mudanças e evoluções ocorridas ao longo da história de nosso país permite ter um vislumbre de como a situação econômica e cultural tem papel importante nos modelos de construções, e está diretamente ligada ao modelo de sociedade.
Cabe, portanto ao profissional da construção civil refletir sobre os aspectos da sociedade, para que sua obra venha enriquecer.
Apesar de todos os problemas, a cidade é um espaço que permite a construção de uma nova ordem social, mais igualitária e justa.
2 PAPEL DA ENGENHARIA NA FORMACÃO DA CIDADE E DA SOCIEDADE
Já afirmou Ferreira (1976) que para compreendermos a situação atual do setor de construção civil é preciso considerar a evolução pelo qual passou nos períodos que antecederam o nosso. Resumidamente, durante o período Colonial o Brasil era marcado pelo primitivismo nas construções, já que as condições sociais e econômicas eram essencialmente agrícolas, com hábitos de vida rurais e isto não mudava nas habitações