Paper brinquedoteca
Janaina Schoroeder
Professora Carla Mazeti
Pedagogia/Licenciatura Plena
29/06/2012
RESUMO
A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
A Brinquedoteca não existe para distrair as crianças, ela reporta-se à formação do ser humano integral e aos vários períodos da vida que ele atravessa. Alguns dos seus objetivos são estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade, valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade.
Palavras-chave: desenvolvimento, integração social e ludicidade.
1 INTRODUÇÃO
O brincar é uma atividade essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira há sinceridade, engajamento e doação. É brincando que se desenvolve o reequilíbrio e a reciclagem das emoções vividas, da necessidade do conhecer e reinventar a realidade, desenvolvendo ao mesmo tempo a atenção, concentração e muitas outras habilidades.
Quando a criança está brincando ela mergulha em um mondo de possibilidades. Neste espaço ela pode recriar e enfrentar situações por ela vividas no seu cotidiano. É por isso que todas as crianças precisam usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais que as atividades lúdicas proporcionam.
2 DESENVOLVIMENTO
Historicamente, a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja, pelas crianças de uma escola municipal. Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo ( Toy Libraries ) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. (