A matemática e a brinquedoteca
Acadêmico: Eloísa Silva Rosa
Professor-Tutor Externo: Glóris Carolina Belli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED0344) – Prática do Módulo IV
06/10/12
RESUMO
Este paper foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo abordar os temas: matemática, brinquedoteca e a matemática no ambiente da brinquedoteca. Percebe-se no ambiente escolar uma grande falta de interesse dos alunos pela matemática. Estudos mostram que trabalhar esta disciplina através de métodos lúdicos pode trazer a motivação necessária para o aprendizado da mesma. Se continuarmos trabalhando a matemática de maneira obsoleta, inútil, como um conteúdo complexo, inflexível, estamos contribuindo para aumentar o desinteresse das crianças e por consequência, dos adultos com relação à mesma. A matemática também deve incluir situações-problemas do cotidiano dos alunos, tornando os conteúdos mais interessantes e flexíveis. Com isso, conclui-se que é importante divulgar estudos que irão ajudar as pessoas a compreender melhor como o estudo da matemática pode ser feito de forma prazerosa e agradável aos alunos, através de brincadeiras, jogos e métodos lúdicos.
Palavras-chave: Matemática. Brinquedoteca. Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Este paper foi realizado como resultado da prática do Módulo IV, do Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, onde a Matemática foi trabalhada paralelamente à Brinquedoteca. Apresentam-se alguns referenciais consultados em sites de pesquisa e em fontes bibliográficas para uma melhor compreensão do tema.
A Brinquedoteca é um recurso que, comprovadamente, contribui, e muito, para o desenvolvimento da criança. Nela as crianças aprendem brincando e sem dúvida, o brincar é uma forma onde as mesmas vivem diversas experiências e situações.
Estudos mostram que, uma das disciplinas com mais dificuldades de se despertar o interesse dos alunos é a