PAPER ATORES
Lisabeti Colovini Teixeira
Maria Inês Colovini Teixeira
Mirian Rachman
Prof. Pablo Rodrigo Bes Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
GESTÃO PÚBLICA (GP0056) – Prática do Módulo III
10/12/2014
Atores nas Políticas Públicas e Sociais.
RESUMO:
Ao falar a palavra Ator, logo vem à mente as artes cênicas, que nada mais é do que a arte de interpretar vários papéis. Em Políticas Públicas os Atores, são indivíduos, grupos ou organizações que desempenham um papel. Os atores políticos são diversos e possuem características distintas. Os Atores Sociais, por sua vez desenvolvem seus papeis direta ou indiretamente dentro das Políticas Públicas em suas diversas áreas e em suas inúmeras etapas, sendo que estes atores podem obter ganhos ou não, de acordo com e os seus interesses e as decisões tomadas.
Palavras-chave: Atores Políticos, Políticas Públicas, Atores Sociais.
1. INTRODUÇÃO: As Políticas Públicas são atos formais executadas por representantes políticos devidamente constituídos e abrange as decisões e as ações relativas à alocação de valores. Existe uma diferença entre política pública e decisão política, ou seja, a política pública possui um universo mais abrangente e está ligada a varias outras decisões e ações que já estão sendo executadas, ou que já foram planejadas, e está ligada diretamente com o problema publico sendo que as decisões políticas estas abrangem as alternativas que se tem em detrimento aos atores envolvidos. Podemos ainda dizer que as políticas públicas são de fato públicas, significa que não é privada e não é totalmente coletiva, possui um caráter compulsório o que da a garantia que as decisões são revestidas de autoridade soberana do poder publico.
Nos dias atuais a tomada de decisões vem sendo largamente compartilhada com a sociedade e dentro deste compartilhamento que os atores políticos ou sociais entram em cena. Segundo Secchi (2010) admite-se que atores não políticos tenha