Paper Admistração Financeira
Este trabalho tem por finalidade relatar as características do orçamento empresarial e investigar suas relações com o planejamento estratégico das organizações. Serão apresentadas algumas definições e reflexões sobre Planejamento Estratégico e processo orçamentário.
O orçamento empresarial considerando as aplicações e benefícios que o mesmo representa na gestão empresarial, e ainda a sua relação com o planejamento estratégico, pode-se inferir que o orçamento é uma ferramenta presente em todo o ciclo administrativo.
O planejamento estratégico, como um processo sistemático das organizações, surge em meados dos anos 1970, sendo uma evolução do planejamento empresarial. Para Mintzberg e Quinn (2001, p.26), a estratégia como um plano é definida como “um curso de ação conscientemente engendrado, uma diretriz (ou um conjunto de diretrizes) para lidar com uma determinada situação”. São os objetivos, propósitos ou metas que gerarão as principais políticas e planos para o alcance dessas metas. Além de definir o crescimento pretendido, a contribuição que irá proporcionar aos seus acionistas, funcionários e sociedade (MINTZBERG; QUINN, 2001). Sendo o planejamento uma função administrativa importante e necessária, ela é utilizada por administradores nos três níveis hierárquicos organizacionais, tendo escopos e atividade especifica (BATEMAN e SNELL, 1998), sendo eles o planejamento estratégico, tático e operacional.
O planejamento tático é o desdobramento dos objetivos definidos no planejamento estratégico em objetivos qualitativos mensuráveis. Ele trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas definidas no planejamento estratégico, dividindo a organização a fim de facilitar o controle dessas metas. O nível organizacional intermediário é responsável pelo seu desenvolvimento e tem como finalidade a utilização eficiente de recursos disponíveis para o atingimento dos objetivos