Paper 5s
Prof. Everaldo Tiossi
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0138)
22/06/12
RESUMO
O 5S é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas. No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT e que poderia ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. È composto de cinco princípios ou senso, cujas palavras transliteradas para o nosso idioma, iniciam-se com a letra “S”. São elas: Seiri (Senso de utilização), Seiton (Senso de Ordenação), Seisou ( Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Saúde) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina).
Palavras-chave: Técnicas.Organização.Aprendizado.
1 INTRODUÇÃO
Nascida no Japão, na década de 60, a técnica do 5S, baseada nos 5 pontos chave, sintetiza uma filosofia de gestão empresarial que gera mudanças significativas de produção, transformando o Japão no que é hoje, em termos de qualidade e produtividade.
No Brasil, esta técnica começou a ser utilizada por volta de 1985 . Atualmente, empresas pequenas, médias e grandes já implantam o programa com muito sucesso, pois perceberam a importância e a necessidade desta técnica voltada para a qualidade total. Segundo Vieira filho(2010 pg 26,) “o 5 S é a base para a gestão da qualidade total porque se desejamos mudar nossa forma gerencial, antes de qualquer coisa, temos de arrumar e organizar nosso local de trabalho.”
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas para implantar um sistema de qualidade total numa empresa, uma delas é o programa 5S. Este é o ponto de partida para um requisito básico de qualidade, uma vez que proporciona