Paper 5S Concluido
Denise Casagrande
Francielli Vieira
Guilherme Rocha
Luana Pizzetti
Michele Cavaller
Micheli Felisbino
Thayse Meister
Professor-Tutor Externo: Sidinei Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais-Turma EMD 0424– Prática do Módulo I
15/07/2014
RESUMO
O método dos 5S surgiu no Japão na década de 50, durante a reconstrução do país logo após a segunda guerra mundial, quando o país vivia a crise da competitividade, e o seu resultado deu tão certo que muitas empresas que buscam qualidade total nos serviços prestados começaram a utilizar esse programa. Buscando novas maneiras de satisfazer seus colaboradores o Japão criou um método de cinco sistemas simples, porem essenciais, que visava colocar no mercado produtos com preço e qualidade capazes de competir com a Europa e Estados Unidos. 5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiktsu e Shitsuki que adaptado ao português significa senso de: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina respectivamente.
Esse sistema passou a ser adotado por várias organizações do mundo, como um pré-requisito dos seus modelos de gestão, pois, acaba tornando o dia a dia da organização mais rápido e pratico, facilitando o aprendizado e a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Cada coisa esta no seu devido lugar, o que não é mais útil é descartado, evitando assim o acumulo de materiais desnecessários.
Palavra chave: Qualidade total, Organização, Sistema.
1 INTRODUÇÃO
Empresas que buscam qualidade total nos serviços prestados precisam estar sempre buscando novas maneiras de satisfazer seus colaboradores e introduzir programas de qualidade passou a ser a melhor estratégia na busca de se destacar.
A nomenclatura 5S significa os cinco sensos que são abordados, são cinco palavras de origem japonesa que iniciam com a letra S:
Seiri; que adaptado ao português significa Senso de Utilização, que seu conceito é