PAPER 08
Antes de se detalhar sobre cabeamento de redes, necessário se faz, definir o que é um cabo. Cabo em sua definição mais genérica é algo que conduz sinais entre nós de rede e de uma forma geral, a palavra fio se refere a fios de cobre individuais contidos em uma cobertura formada por um cabo.
Cabos
Os principais tipos de cabos estão descritos abaixo:
Cabo coaxial
Consiste em um condutor de cobre central (um fio sólido ou torcido é a melhor opção para redes), uma camada de isolamento flexível, uma blindagem com uma malha ou trança metálica e uma cobertura externa. O termo “coaxial” surgiu porque a malha de blindagem e o condutor central têm o mesmo eixo.
A malha externa do cabo coaxial forma metade do circuito elétrico, além de funcionar como uma blindagem para o condutor interno. Portanto, ela deve estabelecer uma sólida conexão elétrica em ambas as extremidades do cabo.
O cabo coaxial tem uma importante função nas arquiteturas de rede ARCnet e Ethernet, mas não é utilizado em redes token-ring.
Par Trançado
É composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa. Não há blindagem física no cabo UTP, ele obtém sua proteção do efeito de cancelamento dos pares de fios trançados. O efeito de cancelamento mútuo reduz a diafonia entre os pares de fios e diminui o nível de interferência eletromagnética de radiofreqüência. Os projetistas de rede variam o número de tranças nos fios contidos em cada cabo, a fim de reduzir o acoplamento elétrico e a diafonia entre os pares. O cabo UTP se baseia unicamente no efeito de cancelamento para reduzir a absorção e a radiação de energia elétrica. Eles podem ser usados com as três principais arquiteturas de rede (ARCnet, Ethernet e token-ring).
Par trançado blindado (STP): estes cabos combinam as técnicas de blindagem e cancelamento. Os cabos STP projetados para redes têm dois tipos. O STP mais simples é chamado blindado de 100