Papel estratégico de operações e logística
A tendência rumo à economia mundial integrada e à arena competitiva global está forçando as empresas a projetar produtos para um mercado global e a racionalizar seus processos produtivos de forma a maximizar os recursos corporativos. As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios.
Infelizmente, quando chegam à estratégia corporativa, a maioria das funções de operações e logística permanece relegada aos tradicionais papéis táticos. A alta direção enxerga operações e logística como tática por natureza, projeta a estratégia sem suas considerações e relega-lhes um papel de minimização de custo.
A seleção de uma boa estratégia logística exige muito dos processos criativos que o desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa. O desafio de definir estratégia de operações e logística não é trivial.
Abordagens inovadoras para a estratégia logística podem oferecer uma grande vantagem competitiva.
Alguns elementos de estratégia têm validade universal e podem ser aplicados a qualquer empresa, independente de sua natureza. Outros são altamente dependentes da estrutura, cultura e ambiente econômico da empresa.
A estratégia de operações e logística é entendida de forma melhor como um conceito multidimensional que engloba todas as atividades críticas de operações e logística da empresa, fornecendo-lhe um sentido de unidade, direção e propósito.
Estratégia de operações e logística:
- É um padrão de decisões coerente, unificado e integrado.
- Determina e revela o propósito das atividades de operações e logística da organização em termos dos objetivos de longo prazo da empresa, programas de ação e prioridades de alocação de recursos.
- Procura suportar ou atingir uma vantagem sustentada de longo prazo por meio da resposta adequada às oportunidades e ameaças no ambiente da empresa.
Uma estratégia de operações e logística deve