Artigo Informações logisticas 2
Andreia Berbert
Claudia Cajado
Daiane Cristina
Diego Barroso
Resumo: Os sistemas de informação logisticas funcionam como elos que ligam as atividades logisticas em um processo integrado, combinado hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logisticas. Estas operações tanto ocorrem dentro de uma empresa especifica, bem como ao longo de toda cadeia de suprimentos.
Podemos considerar como hardware desde computadores e dispositivos para armazenagem de dados até instrumentos de entrada e saída do mesmo, tais como: impressoras de codigo de barras, leitores oticos, GPS, etc. Software inclui sistemas e aplicativos/ programas usados na logistica.
Os sistemas de informações logisticas possuem quatro diferentes niveis funcionais: sistema transacional, controle gerencial, apoio à decisão e planejamento estrategico.
A Importância do Fluxo de informação na Logística
Por Marco Meda – meda@protusbr.com
Fluxo de Materiais e Informações (MEDA, 2010)
Gerenciar o moderno conceito de logística é gerenciar o fluxo de informações. De nada adianta realizarmos uma logística de movimentação e armazenagem garantindo que o produto encontra-se estocado no almoxarifado, se eu não tiver a informação de onde ele está. De nada adianta “soltar” a carga, colocando o caminhão na estrada, e quando sou questionado pelo meu cliente da localização de onde está a carga ou caminhão, eu precise ligar para o celular do motorista para obter tal informação.
O fluxo físico de materiais precisa estar em perfeita sintonia com o fluxo de informações, pois é ele que coloca o produto no lugar certo, na hora certa, na quantidade correta solicitada pelo cliente.
Números, dados, indicadores são informações preciosas no fluxo logístico o qual denota um processo claro e desenhado, bem como um controle das operações, eliminando nos processos tudo o que não agrega valor ao cliente e enfim buscando oportunidades de redução de