Papel do estado na industrialização da economia
Faculdade de Direito
Centro de Pesquisas em Politicas Públicas e Governação Local
TEMA: Papel do Estado na Industrialização da Economia
Autor:
João de Jesus Ventura
PAPEL DO ESTADO NA INDUSTRIALIZAÇÃO DA ECONOMIA
João de Jesus Ventura
RESUMO
Um País industrializado é aquele que tem na indústria uma parte importante do seu Produto Interno Bruto (PIB) e um bom grau de autonomia em relação às indústrias estrangeiras.
O presente artigo faz uma abordagem sobre o papel do estado na industrialização da economia e traz como exemplo os ultimos acontecimentos vividos na economia Angolana no que toca ao processo da sua industrialização, com a criação da Zona economica Especial (ZEE) em Luanda/Bengo e a promoção de polos industriais em diversas Provincias, com destaque para as do centro/Sul, do País.
A revolução historica deste fenómeno é aqui resumida como forma de enquadrar os aspectos incontornaveis do seu desenvolvimento e as consequencias a ter-se em atenção quando revolucionada a margem do interesse publico privada.
Da busca e avaliação realizada sobre trabalhos com o mesmo tema, permitiu-nos reforçar a ideia de que, uma boa estratégia de induistrialização de uma economia não tem sustentação sem o envolvimento do Estado como orgão orientador e regulador de interesses da grande maioria na sociedade, embora reconheça a necessidade de proteger os interesses privados. Uma atenção especial vai para a visão critica da estratégia do Executivo angolano em relação aos possiveis desiquilibrios que possam estar a acentuar-se no processo de desenvolvimento da região norte do País relativamente a região sul. A historia das civilizações Bantus, com foco para o reino do Congo, é aqui despertada para a importancia que deverá ter as prioridades da estratégia angolana face ao possivel conflito socio económico que possa surgir, resultante da fraca iniciativa de criação de polos industriais na região norte. Contudo, centramo-nos nos aspectos