Papel do enfermeiro na prevenção primária
CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
2ºANO - 1ºSEMESTRE
ENFERMAGEM COMUNITÁRIA
“Papel do enfermeiro na prevenção primária, secundária e terciária”
As intervenções de enfermagem são planos de acção que visam responder às necessidades identificadas durante o diagnóstico de enfermagem. Estas intervenções orientam-se para a promoção da saúde, cuidar da doença, manter e aumentar o estado de integridade da pessoa, da família e da comunidade, através de três níveis de intervenção que são:
* Intervenção primária: centra-se na manutenção e promoção da saúde e na prevenção da doença, sendo que esta inicia-se antes da exposição ao problema. Esta intervenção tem como objectivo a consciencialização do utente sobre a importância da sua saúde e sobre a sua própria responsabilidade pessoal na sua manutenção. Tem igualmente como objectivo, informar o utente sobre perigos que eventualmente poderão afectar a sua saúde e sobre os meios que pode utilizar para conservar um estado de bem-estar físico, mental e emocional.
* Intervenção secundária: nesta, a enfermeira deve elaborar um plano de intervenções de modo a impedir o aparecimento da doença, correspondendo à fase pré-sintomática da doença. Fazem ainda parte desta, as intervenções que têm por objectivo tratar a doença e prevenir o seu eventual agravamento.
* Intervenção terciária: centra-se na reabilitação ou na proteção e destina-se a utentes com doenças prolongadas, ou crónicas. As intervenções de enfermagem orientam-se para o apoio do utente na sua adaptação a determinadas dificuldades ocasionadas por um problema de saúde, para a diminuição de sequelas e para permitir ao individuo uma melhor satisfação das suas necessidades, apesar de algumas limitações temporárias ou permanentes devidas ao seu estado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Stahhope & Lancaster. (1999). Enfermagem Comunitária: promoção da saúde de grupos, famílias e indivíduos. Loures: Lusociência.