o enfermeiro na estrategia da saude da familia
* Ana Claudia Sierra Martins **Carla Adriana Coelho.....
RESUMO
Após a Reforma Sanitária Brasileira e com a implantação do Sistema Único de Saúde, ancorado no arcabouço legal (Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde e Lei 8.142 de 1990 e a implantação da Política Nacional da Atenção Básica) a saúde pública no Brasil apresentou uma nova proposta de Atenção à Saúde, com base nas medidas preventivas, com o ideal de inverter o modelo curativista para um modelo pautado na promoção da saúde. O estudo objetiva-se em analisar a autonomia do enfermeiro na execução das ações de promoção e prevenção da saúde proposta na Política Nacional da Atenção Básica. Justifica-se por identificar o enfermeiro como a peça principal na intervenção do processo de saúde/doença, analisando a sua autonomia frente às ações de promoção e prevenção saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de agosto a novembro de 2012, na Base de Dados da Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde, a partir dos descritores. Conclui-se que o enfermeiro é o profissional mais capacitado para abordagem de promoção prevenção em saúde, pois seu desempenho foi estendido no sistema de saúde cabendo lhe realizar dentre suas atribuições a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames no contexto Estratégia da Saúde da Família que ainda são prerrogativas do enfermeiro no âmbito legal.
PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO
A Reforma Sanitária Brasileira foi o movimento que desencadeou a instituição do SUS tendo alcançado a garantia constitucional do direito universal a saúde. (TEIXEIRA,2009.AUTOR, ano).
Convém destacar que grande parte dessa reestruturação é decorrente de várias iniciativas no setor da saúde, sobretudo na atenção primária, com a implementação e o acompanhamento da Estratégia da Saúde da