Todos
Os profissionais de enfermagem podem organizar os cuidados, auxiliar a planejar prescrições de cuidados, fornecendo para o paciente a atenção e o cuidado necessário para retornar ás suas condições de saúde, ter uma hospitalização menos traumática, e principalmnte melhorando as suas condições pós hospitalar.
O Processo de Enfermagem possibilita identificar, compreender, descrever, explicar como os pacientes respondem aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determinar que aspectos dessas respostas exijam uma intervenção profissional. Além de favorecer o cuidado e documentar a prática profissional, o processo de enfermagem é constituído por etapas inter-relacionadas, de acordo com a estrutura teórica utilizada, mas na grande maioria apresenta cinco fases: histórico ou investigação, diagnóstico, planejamento ou prescrição implementação e avaliação ou evolução.
A atuação da enfermagem na unidade de terapia intensiva.
O enfermeiro de UTI precisa pensar criticamente analisando os problemas e encontrando soluções para os mesmos, assegurando sempre sua prática dentro dos princípios éticos e bioéticos da profissão. O papel do enfermeiro na UTI consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas,devendo cuidar do indivíduo nas diferentes situações críticas dentro da UTI, de forma integrada e contínua com os membros da equipe de saúde. Compete ainda a este profissional avaliar, sistematizar e decidir sobre o uso apropriado de recursos humanos, físicos, materiais e de informação no cuidado ao paciente de terapia intensiva, visando o trabalho em equipe, a eficácia e custo-efetividade.
O papel do enfermeiro Atuando na Prevenção Primária.
Esta prevenção orienta-se para a promoção da saúde, cuidar da doença, manter e