Papel do comunicólogo
Diante de tudo que está acontecendo nos dias atuais, a quantidade de informações é muito grande e mais do que isso a necessidade humana de gerar informações também é ainda maior. Além disso, essa quantidade de informação proporcionou um grande desenvolvimento na ciência social: A comunicação. Não só proporcionou como também proporciona todos os dias.
As redes sociais chegaram para ficar e desempenham, hoje, um papel fundamental na comunicação. Por meio de seus perfis, pessoas comuns ganharam voz e capacidade de ‘’influenciar’’ outras pessoas, poder antes restrito aos veículos de comunicação e aos chamados formadores de opinião, talvez também conhecidos como: comunicólogos.
A ‘’fome’’ pelas informações que circulam todos os dias faz com o que os comunicadores, ou melhor, comunicólogos tenham uma infinidade de maneiras de se expressar, o que torna a comunicação muito mais ampla.
O comunicólogo é um especialista em um meio de comunicação de massa, ou seja, comunicador por vários vínculos como: Jornais, televisão, rádio, cinema e etc. Estar ligado à opinião pública é uma de suas funções principais.
Qual o papel do comunicólogo afinal? O comunicador tem como objetivo abordar a comunicação simbólica, discursiva, retórica ,antropológica, psicológica e sociológica. Desde então agir com ética e responsabilidade ao transmitir uma informação é o objetivo principal do comunicólogo.
[...] Profissionais da comunicação devem ter o compromisso de promover os interesses da coletividade [...]
Com a quantidade e praticidade nos dias de hoje a informação consegue atingir o público alvo de uma só vez. Ou seja, utilizando os meios de comunicação de massa. Sendo considerada uma grande arma para os comunicadores que sabem usufruir desse conhecimento. Para si, a média tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades, onde porém a imprensa tem uma grande responsabilidade social na configuração da agenda de debates