Papel do administrador na promoçao do trabalho decente
2.1- O trabalho decente foi criado pela OIT (organização internacional do trabalho) que é a agencia das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para homens e mulheres para que possam ter acesso a um trabalho decente. O conceito de trabalho decente formalizado pela OIT em 1999, diz que todos tem o direito de ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, diminuindo assim as desigualdades sociais. A OIT no Brasil existe desde 1950, com vários programas e atividade, além da promoção permanente das Normas Internacionais do trabalho, do emprego, da melhoria das condições de trabalho e da ampliação da proteção social.
2.2- O Brasil lançou a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD) em maio de 2006, em atenção ao Memorando de Entendimento para a promoção de uma agenda de trabalho decente no país, assinado pelo Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo diretor-geral da OIT, Juan Somavia, em junho de 2003. A agenda define três prioridades, que são: •Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento.
•Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial suas piores formas.
•Prioridade 3: Fortalecer os atores tripartites e o dialogo social como um instrumento de governabilidade.
A Bahia lançou sua agenda em dezembro de 2007 e o Mato Grosso realizou em abril de 2009, os dois estados possuem os mesmos objetivos.
2.2.1- Entre 1992 e 2007 o Brasil registrou avanços significativos, o crescimento na participação das mulheres no mercado de trabalho foi mantida evoluindo de 56,7% para 64,0%, o que corresponde a sete pontos percentuais em 15 anos. Com o ritmo mais elevado e consistente de crescimento econômico, aliada a uma maior elasticidade produto-emprego após 2003,influenciou diretamente e