Papel da mídia eletrônica na formação de valores sociais
Introdução ........................................................................ 2.
Doutrina 1 .................................................................... 3-10.
Doutrina 2 .................................................................. 11-13.
Conclusão ....................................................................... 14.
Bibliografia ....................................................................... 15.
Introdução Análise sobre duas doutrinas acerca do tema mídia eletrônica. São apresentados trechos dos textos de Pedrinho A. Guareschi e José Manuel Moran, a cada parágrafo tirado de seus textos há um comentário sobre as ideias neles contidas, inserindo opiniões próprias sobre as ideologias citadas. Não há como não ser citada a presença da mídia eletrônica no nosso cotidiano. Mas será essa influencia boa ou ruim? A verdade é que não conseguimos pensar em outra forma de vida atual sem a internet, a televisão, o rádio, é como voltarmos atrás no tempo para um mundo atrasado. É fruto do processo de nossa evolução, isso não há como negar.
2.
Doutrina de Pedrinho A. Guareschi. Doutor em Psicologia Social e Comunicação, Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.
MÍDIA E DEMOCRACIA:
O QUARTO VERSUS O QUINTO PODER “É fácil constatar a enorme influência da mídia na política. O livro de Thompson (2002), sobre escândalo político, mostra que a política é, hoje, ininteligível sem que levemos em consideração a variável mídia. A política e os políticos trabalham com um material especial, que é a credibilidade. A matéria prima da política é a credibilidade, um capital simbólico. Ora, a mídia é o meio de produção desse capital, tanto para construí-lo, como para destruí-lo, como é o caso do escândalo político.”
A política hoje usa a mídia como principal meio de comunicação, com o poder que esta exerce sobre a população fica fácil fazer com que certos candidatos sejam eleitos de