O papel da mídia na formação dos valores sociais
Ciências Sociais.
Curso: Direito.
Disciplina: Ciências Sociais.
Aluno: Yuri Alves Oliveira.
RA: B240HH7.
Professor: Eduardo Salles Pimenta.
Santana de Parnaíba
2012
“O Papel da Mídia Eletrônica na Formação dos Valores Sociais”
Santana de Parnaíba
2012
Introdução:
Este trabalho parte do seguinte princípio, o papel da mídia na formação dos valores sociais. Serão levantadas questões que irão nos deixar intrigados e perplexos de como a mídia nos influência em determinarmos coisas, como valores essenciais para nossa vida. E até mesmo em nossas decisões do dia a dia, vontades e conceitos sobre determinados assuntos, e quais são os meios utilizados para que isso aconteça.
Seria exagero afirmarmos que a mídia julga as pessoas? E por que a sociedade aceita isso como verdade absoluta? Será que quando nascemos é colocado um chip em nosso cérebro? Onde nos impossibilita de criarmos nossas próprias opiniões e o porquê disso? Quem seriam os interessados em nos ocultar da verdade? O que os autores dizem sobre a mídia e sua influência nos valores sociais? E também irei expor fatos que ocorreram em que a mídia teve papel principal em sua divulgação, mesmo quando manipulando os fatos.
Desenvolvimento:
Partindo do fundamento de que a mente humana está intimamente relacionada com os nossos comportamentos, desde os tempos primórdios diversas instituições detentoras do poder tiveram a mente como alvo de investimento do poder disciplinar, almejaram sua compreensão como forma de se manusear o homem.
Nesse processo de manipulação pode ser evidenciada, principalmente nos dias atuais, a mídia. Ela surge como um novo fenômeno que invade a todos, que arquiteta, numa sociedade mediada, uma cultura midiática. A cultura da mídia vigente na sociedade se aspira dominante, estabelecendo formas e normas sociais, fazendo um grande número de pessoas enxergar o mundo por suas lentes, seus vieses. Utilizada
como