Mídia e consumo
O que é mídia?
A palavra mídia é originada do latim “médium”, até a década de 60, o termo “media” em inglês era utilizado no Brasil. Para não fazer média com o mercado, o termo “aportuguesou-se” para mídia, designando os meios e veículos de comunicação.
Mídia são os meios de comunicação: tv, rádio, internet, jornal e outdoor. O veículo de comunicação é a razão social do meio (empresa ou instituição) são emissoras e títulos: Rádio Jovem Pan, revista Carta Capital, Rede Globo, Portal Terra; são empresas que investem num determinado meio (ou vários tipos de meios) e elaboram conteúdos diversos a serem veiculados, juntas formam a mídia.
Há a mídia impressa, proveniente de material impresso (palpável e visual estático), como por exemplo, jornais, revistas, outdoor. A televisão, o cinema, o rádio e a internet compreendem a mídia eletrônica que alia o som, a imagem e a transmissão de informações num equipamento alimentado por algum tipo de energia (no caso do rádio, somente o som).
O outdoor e a internet são avaliados e trabalhados também como mídia alternativa. Mídia alternativa é a veiculação de conteúdo comunicativo fora dos meios tradicionais e do circuito “oficial” de exposição das mensagens. O busdoor é um exemplo de mídia alternativa, veiculando as peças na traseira e laterais dos ônibus. Referente à veiculação de peças publicitárias, toda agência de publicidade possui o departamento de mídia, que verifica os veículos adequados e verba para anunciar com eficácia a campanha publicitária.
Na década de 90, com o advento da internet comercial, muitos confundiam o termo mídia somente com a internet ou talvez com a televisão.
Tipos de mídia
Eletrônica
Comerciais, infomerciais, patrocínios, ações de merchandising em programas de rede nacional e regional.
Impressa
Impressos em todo o país, para todos os segmentos como: Revista Anúncios Jornais e tablóides Mala