Pao e Circo
Os governos do passado e o governo do presente sempre manipularam as comunidades de base, ou seja, a população que trabalha e sustenta as nações do planeta submetendo-os a vontade de poucos. Por que isso sempre aconteceu? Quando se pensa nas sociedades antigas, se tem uma visão mais apurada da evolução da formação das cidades estado até a constituição dos Estados Nacionais.
“A explicação ordinária do poder governamental. O que se pode indicar como peculiar a Hegel é, apenas, que ele coordena poder governamental, poder policial e poder judiciário, enquanto geralmente os poderes administrativos e judiciários são tratados como poderes opostos.” (MARX, Pg. 60)
Os modelos de governo que foram discutidos por pensadores como Platão no mundo grego, são pontos de referências para os cientistas políticos para a atualidade entender estratégias de governo e se manter no poder, perpetuando as vitórias nas eleições, já que na nossa era, o poder do voto é absoluto em um sistema que tem por base a democracia. Porém democracia é a grande ilusão, que por mais que se diga, grande parte da sociedade acredita que ele exista.
Como posso falar em democracia em uma sociedade de classe, o sistema do capital é perverso, sendo assim, o sistema capitalista se modifica de tempos em tempos, para manter-se como centro das economias dos principais países do mundo. Este modelo ilusório vende o ócio como sendo o centro da felicidade. Isso é tão controverso que a base do sistema do capital é o lucro, e o lucro só se dão pela produção, e quando se fala em produção fala se em má valia. Onde tem indústria tem exploração de mão de obra.
O crescimento do capitalismo, e a formação da economia globalizada privilegiam e criam outra indústria, que não produz, mas explora que produz, ou seja, o mercado financeiro, as bolsas de valores, as aplicações em tarifas e outros meios de gerenciar o movimento do capital mundial são