Pantera nebulosa
O leopardo-nebuloso ou pantera-nebulosa (Neofelis nebulosa) é um felino. Possui pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes manchas irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.
Vive nas florestas do Nepal, Malásia, China, Bornéu e Sumatra. Embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que está desaparecendo, devido principalmente à destruição de seu habitat.
É, de todos os felinos, o que possui os caninos proporcionalmente mais longos. Alimenta-se de pequenos mamíferos.
Pesquisas genéticas patrocinadas pelo Fundo Mundial para Conservação da Vida Selvagem - WWF apontam a existência de uma segunda espécie em Borneo. A espécie foi batizada de Neofelis diardi.
Pantera Nebulosa ou Leopardo nebuloso?
A Pantera Nebulosa e o Leopardo nebuloso são o mesmo animal mas com cor diferente. Na mesma ninhada podem nascer crias com pelagem amarela malhada, preta, ou quase preta. A este fenómeno chama-se melanismo. Ambos são malhados, embora numa a cor seja mais evidente que no outro.
Características:
Classificação científica
Reino:
Animália
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felídea
Género:
Neofelis
Espécie:
N. nebulosa
Comprimento: até 1 m, mais
90 cm para a cauda
Altura: até 60 cm
Período de gestação: 90 dias 2 a 4 filhotes por ninhada. Em 2 semanas os filhotes estão ativos; ficam adultos em 9 meses
Curiosidades:
Voce sabia, a pantera nebulosa é uma excelente escaladora, ajudada pela longa cauda e pelas articulações do tornozelo flexíveis. Na natureza a Pantera Nebulosa é vista nos galhos de árvores, pendurada pelas patas traseiras. Embora seja em parte arbórea, caça principalmente no solo, durante a noite.
A pantera nebulosa também gosta muito de nadar.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leopardo-nebuloso